A Influência Crescente da Inteligência Artificial no Mercado de M&A

A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS DE M&A

A influência positiva da Inteligência Artificial (IA) no mercado global está a intensificar-se. O mercado de Fusões e Aquisições (M&A) é um dos domínios onde se percebe mais este efeito, em que a adoção da IA está a redefinir não só a forma como fazemos negócios, mas também a competitividade global.

PROCESSO DE M&A E IA

A IA mostra-se especialmente eficaz na identificação de empresas alvos adequadas para fusões e aquisições. A IA automatiza e acelera o processo de análise de uma miríade de dados disponíveis sobre potenciais alvos de M&A, reduzindo significativamente o tempo de identificação de candidatos adequados e facilitando a visão geral do negócio, assim como permitindo uma pesquisa mais orientada sobre quem poderão ser os possíveis compradores. A IA também tem um impacto notável na aceleração do processo de diligência prévia (Due Diligence), possibilitando a análise detalhada de grandes quantidades de dados sobre a empresa-alvo, a sua saúde financeira, posição no mercado, posicionamento concorrencial, e muito mais, em tempo recorde, contribuindo para um aumento significativo da confiança do cliente na tomada de decisão.

MAIS:  Allianz Regista Aumento de Lucros e Anuncia Programa de Recompra de Ações

MERCADO DE M&A E A IA

A IA está a redefinir ainda o cenário competitivo geral do mercado de M&A. Com empresas a adotar IA a ritmos distintos, cedo se vão começar a notar diferenças de competitividade. As empresas que não conseguem acompanhar o ritmo de adoção de IA enfrentam o risco de se tornarem alvos de aquisição devido à impossibilidade de competir com empresas tecnologicamente mais avançadas. Uma grande oportunidade para as Private Equities que apostem em competências que lhes permitam aplicar IA ao seu portfolio e na identificação de oportunidades de mercado.

A TRANSFORMAÇÃO COM A IA

Em síntese, a IA está a remodelar o mercado de M&A. Estas transformações têm implicações tanto para as empresas individualmente, como para o mercado de M&A global, onde a tendência de adoção de IA está a reformular a competitividade global e a criar um conjunto de desafios e oportunidades. Para os profissionais de M&A, a conclusão é simples: a IA veio para ficar e o seu efeito transformador no mercado de M&A não pode ser ignorado.