Os principais bancos privados em Portugal registram aumento significativo nos lucros

Lucros dos principais bancos privados em Portugal aumentam 93% até setembro

Os quatro principais bancos privados tiveram lucros agregados de 2.301 milhões de euros entre janeiro e setembro, mais 93% em termos homólogos. Esse aumento nos lucros é resultado do aumento das taxas de juro que beneficiam os bancos pelos créditos.

BCP lidera os lucros com um aumento de mais de sete vezes

O BCP foi o banco que mais lucrou até setembro, com um total de 650,7 milhões de euros, mais de sete vezes o resultado dos primeiros nove meses de 2022.

Novo Banco tem um aumento de 49% nos lucros

O Novo Banco divulgou lucros de 638,5 milhões de euros entre janeiro e setembro, um aumento de 49% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Santander Totta e BPI registram aumentos significativos nos lucros

O Santander Totta teve resultados líquidos de 621,7 milhões de euros, um aumento de 61,5%, enquanto o BPI registrou lucros de 390 milhões de euros, um aumento de 35%.

MAIS:  LG pretende alcançar R$ 17 bilhões em vendas na indústria dos elétricos até 2030

Subida das taxas de juro impulsiona os ganhos dos bancos

A principal razão para o aumento significativo dos lucros é a margem financeira, que é a diferença entre o que os bancos cobram pelos créditos e o que pagam pelos depósitos. A subida das taxas de juro do mercado, acompanhada pelo Banco Central Europeu para combater a inflação, tem um impacto nos créditos, principalmente nos empréstimos imobiliários de taxa variável indexados às taxas Euribor.

Remuneração de depósitos acompanha mais lentamente o aumento das taxas de juro do crédito

Apesar disso, os bancos têm aumentado a remuneração dos depósitos, mas em um ritmo mais lento do que o aumento dos juros do crédito.

Margem financeira agregada tem um aumento de 91% em relação ao ano anterior

A margem financeira agregada dos principais bancos foi de 2.557,6 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, um aumento de 91% em relação ao mesmo período do ano anterior.

CGD divulgará seus resultados em 10 de novembro

O banco público Caixa Geral de Depósitos (CGD) divulgará os seus resultados em 10 de novembro.

MAIS:  Banco BPI implementa reserva de capital para risco sistémico no mercado imobiliário residencial em Portugal