Forte recessão na Alemanha e suas consequências na zona euro

A FORTE RECESSÃO NA ALEMANHA E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM PORTUGAL E NA ZONA EURO

A narcose coletiva em que o país mergulhou desde as eleições legislativas tem desviado a atenção dos economistas da forte recessão que assola a Alemanha e suas consequências em Portugal e na zona euro.

AS ÚLTIMAS PROJEÇÕES DO BANCO CENTRAL EUROPEU

As últimas projeções do Banco Central Europeu (BCE) para 2024 indicam um crescimento da zona euro de 0,6%, com destaque para a queda na atividade econômica da Alemanha no último trimestre de 2023.

O IMPACTO DA INVASÃO RUSSA DA UCRÂNIA

Dois antigos conselheiros económicos do Governo alemão redigiram um relatório onde defendem que a invasão russa da Ucrânia provocou o maior colapso do nível de vida alemão desde a Segunda Guerra Mundial.

A CRISE DE FINANÇAS PÚBLICAS NA ALEMANHA

Em novembro passado, foi desencadeada uma crise de finanças públicas na Alemanha, liderada pelo Tribunal Constitucional, que não permitiu o uso de 60 mil milhões de euros destinados a investimentos em infraestruturas.

OS LIMITES AO DÉFICE E À DÍVIDA

A introdução de limites ao défice e à dívida, até mesmo inscritos na Constituição, tem sido debatida em Portugal, seguindo a visão alemã. No entanto, a rejeição dessa proposta pela maioria reflete a atual situação preocupante na Alemanha.

MAIS:  A revolução da fast fashion no transporte aéreo

A EXPERIÊNCIA ALEMÃ E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A Alemanha enfrenta os resultados desoladores de suas próprias experiências, tanto dentro como fora de suas fronteiras, o que pode servir de lição para evitar que outros países sigam o mesmo caminho.