Wallapop e a sua comunidade pouparam ao ambiente 524.000 toneladas de emissões de CO2

O nosso consumo tem um grande impacto no ambiente, com pelo menos 45% das emissões globais de CO2 a provir de padrões lineares de produção e consumo. A Wallapop, plataforma líder em consumo consciente e humano, realizou um estudo para melhor compreender o papel que desempenha na economia circular e no ambiente, com vista a quantificar o seu impacto e a demonstrá-lo à comunidade de forma simples, com equivalências realistas e compreensíveis.

De acordo com os resultados, a venda e compra de produtos reutilizados em vez de novos pela comunidade Wallapop durante 2023 significou uma poupança de mais de 524 000 toneladas de emissões de CO2 em 2023, bem como o consumo de quase 20 mil milhões de litros de água, 22.000 toneladas de plástico e 84 000 toneladas de metal.

Tudo isto representa uma poupança para o ambiente equivalente a 736 milhões de euros, um montante que seria suficiente para reflorestar a Ilha da Madeira 4,6 vezes, bem como evitar a produção de 31,9 mil toneladas de resíduos, o equivalente a encher 25 mil contentores de lixo.

MAIS:  A LG Electronics reporta receita anual consolidada de 84 mil milhões de wons coreanos em 2023

Os dados do Modelo de Impacto de 2023 mostram um aumento médio dos indicadores de impacto analisados de 2% em relação a 2022, coincidindo com um aumento das vendas e do número de utilizadores da plataforma e confirmando que a reutilização é uma tendência crescente.

De acordo com os dados analisados pela Wallapop em conjunto com a Deloitte no seu relatório de 2022, em 56% dos casos, os produtos anunciados na plataforma não continuariam a ter uma vida útil se não mudassem de proprietário, e, em 81 % dos casos, a compra do Wallapop substituiu um novo produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.