O nosso consumo tem um grande impacto no ambiente, com pelo menos 45% das emissões globais de CO2 a provir de padrões lineares de produção e consumo. A Wallapop, plataforma líder em consumo consciente e humano, realizou um estudo para melhor compreender o papel que desempenha na economia circular e no ambiente, com vista a quantificar o seu impacto e a demonstrá-lo à comunidade de forma simples, com equivalências realistas e compreensíveis.
De acordo com os resultados, a venda e compra de produtos reutilizados em vez de novos pela comunidade Wallapop durante 2023 significou uma poupança de mais de 524 000 toneladas de emissões de CO2 em 2023, bem como o consumo de quase 20 mil milhões de litros de água, 22.000 toneladas de plástico e 84 000 toneladas de metal.
Tudo isto representa uma poupança para o ambiente equivalente a 736 milhões de euros, um montante que seria suficiente para reflorestar a Ilha da Madeira 4,6 vezes, bem como evitar a produção de 31,9 mil toneladas de resíduos, o equivalente a encher 25 mil contentores de lixo.
Os dados do Modelo de Impacto de 2023 mostram um aumento médio dos indicadores de impacto analisados de 2% em relação a 2022, coincidindo com um aumento das vendas e do número de utilizadores da plataforma e confirmando que a reutilização é uma tendência crescente.
De acordo com os dados analisados pela Wallapop em conjunto com a Deloitte no seu relatório de 2022, em 56% dos casos, os produtos anunciados na plataforma não continuariam a ter uma vida útil se não mudassem de proprietário, e, em 81 % dos casos, a compra do Wallapop substituiu um novo produto.