Desigualdade de Género: Reflexões sobre Igualdade de Oportunidades

Igualdade de Género: Desafios e Reflexões

A desigualdade entre géneros é muitas vezes vista como um tema de “igualdade de resultados”, o que não só considero errado, como a sua promoção é indutora de injustiças, quer para homens, quer para mulheres.

Mulheres na Política em Portugal

Em pós-eleições, comecemos pelas “mulheres na política”. Um estudo recente do medialab-ISCTE mostra a sub-representação das mulheres no comentário político na TV, rádio e meios online (24%,34%,19%). A participação decresceu de 2022 para 2023, tanto na TV como na Assembleia da República.

Impacto no Mercado de Trabalho

No mercado de trabalho, a rigidez explica parte da dificuldade em sair de situações de abuso, dificulta a reentrada pós-maternidade e há pouca cultura de flexibilidade para compatibilizar diferentes estilos de vida. Estas causas distorcem o mercado de trabalho com impacto na diversidade de género.

Rumo à Igualdade de Oportunidades

A solução não é procurar igualar o que é diferente, mas sim garantir condições de base. Defendo a transparência na tomada de decisão e uma cultura onde não se beneficie a base informal. É importante questionar se realmente se deseja transparência e igualdade de oportunidades.

MAIS:  Renovação do Acordo do Programa UPskill para Formação em Tecnologia Digital