Categorías: AtualidadeEmpresasTech

Escassez de especialistas em cibersegurança ameaça integridade das empresas

Na era da digitalização em ritmo acelerado e avanços tecnológicos constantes, as empresas estão cada vez mais focadas em fortalecer a sua cibersegurança.
Um estudo realizado pela Cipher, a divisão de cibersegurança do Grupo Prosegur, alerta para a necessidade urgente de formar e desenvolver talentos especializados para enfrentar as crescentes ameaças cibernéticas.
A transformação digital introduziu desafios como a segurança de sistemas em cloud e a gestão de dispositivos IoT, que requerem competências específicas e avançadas. Com a popularização dos serviços em cloud, há uma crescente procura por especialistas em segurança que possam implementar estruturas seguras em ambientes híbridos, públicos e privados.
Esses profissionais são cruciais para assegurar a integridade e privacidade dos dados e aplicações empresariais em plataformas como AWS, Azure e Google Cloud Platform.
Além disso, a inteligência artificial (IA) e o machine learning (ML) estão a transformar a capacidade de detetar e responder a ameaças, necessitando de especialistas capazes de desenvolver soluções que automatizem e melhorem a resposta a incidentes de segurança. A procura por profissionais com formação em IA aplicada à cibersegurança está a crescer rapidamente.
A tecnologia blockchain, além de suas associações com criptomoedas, desempenha papéis vitais na proteção da integridade dos dados e na gestão de identidades, destacando a necessidade de especialistas que possam implementar e gerir soluções de segurança baseadas nesta tecnologia.
Com a expansão dos dispositivos IoT no ambiente corporativo, a importância de profissionais especializados na proteção contra ataques tornou-se crucial para garantir a segurança e a comunicação eficiente entre eles.
A Cipher ressalta que, além das competências técnicas, há uma procura crescente por profissionais que compreendam as regulamentações do setor, como NIS2 e ISO 27001, fundamentais as organizações se manterem em conformidade e protegidas contra violações. A formação contínua e o desenvolvimento de profissionais de cibersegurança são agora mais essenciais do que nunca, sendo um fator crucial para garantir a continuidade e segurança das operações empresariais num mundo cada vez mais conectado e digital.
Álvaro G.

Compartir
Publicado por
Álvaro G.

Entradas recientes

EXTENDAM compra Sofitel Lisbon Liberdade

A EXTENDAM, líder francesa em investimentos de capital privado dedicados à hotelaria, continua a sua…

3 dias hace

Studo revela que 7 em cada 10 portugueses atribui responsabilidade às marcas na resolução dos problemas globais

Segundo a última edição do estudo Meaningful Brands, realizado pela Havas Media Network, os consumidores…

3 dias hace

Restalia impulsiona Empreendedorismo com ExpoRestalia em Portugal

A Restalia, líder espanhola em restauração organizada, anunciou a segunda edição da ExpoRestalia, um evento…

6 dias hace

Engel & Völkers quer crescer até 50% a equipa em Lisboa

A Engel & Völkers, imobiliária alemã líder na intermediação de imóveis de luxo, definiu como…

2 semanas hace

Cimeira de paz para a Ucrânia: desafios e perspetivas

CIMEIRA DE PAZ PARA A UCRÂNIA NA SUÍÇA No próximo mês de junho, entre os…

2 semanas hace

Carga fiscal em Portugal: um desafio para a competitividade das empresas

TAXA DE IMPOSTO SOBRE O TRABALHO EM PORTUGAL O recente relatório “Taxing Wages” da OCDE…

2 semanas hace