Santander eleito o Banco Mais Responsável de Portugal pelo terceiro ano consecutivo

O SANTANDER ELEITO O BANCO MAIS RESPONSÁVEL DE PORTUGAL PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

O Santander foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o Banco Mais Responsável em Portugal, ao ocupar o primeiro lugar do setor no ranking da Merco ESG 2023. O estudo avaliou as empresas que cumpriram melhor os critérios ambientais, sociais e de governança no ano passado.

A estratégia do Santander em relação ao ESG é dividida em três pilares: ambiente, social e governança. No pilar de ambiente, o banco tem como objetivo apoiar a transição para uma economia de baixo carbono. No pilar social, busca promover o crescimento inclusivo. E no pilar de governança, a meta é incorporar o ESG em toda a organização.

A avaliação do ranking foi feita por diretores de empresas e diversos especialistas, como analistas financeiros, jornalistas de informação econômica, ONGs, sindicatos e associações de consumidores. Foram consultadas 13 fontes de informação e realizados 1.313 questionários para elaborar o ranking.

Além disso, o ranking contou com o contributo dos monitores Merco Sociedade, por meio do qual a população em geral foi consultada, e Merco Digital, que avalia a conversação gerada sobre temas ambientais das empresas nas redes sociais, influenciadores e usuários. Também foi realizada uma avaliação dos méritos reputacionais através de benchmarking.

MAIS:  Número de insolvências em Portugal atinge valor mais elevado em 2023

No plano ambiental, o Santander continua seu compromisso em combater as mudanças climáticas, apoiando as metas do Acordo de Paris e buscando ser neutro em carbono até 2050. Além disso, o banco lançou uma nova funcionalidade no aplicativo para ajudar os clientes a conhecer e compensar sua pegada de carbono.

Em relação ao financiamento sustentável, o banco mantém uma presença relevante no financiamento de projetos de apoio à transição climática de seus clientes particulares e empresas.