McDonald’s regista lucros de 8,47 mil milhões de dólares e enfrenta impacto negativo das vendas devido ao conflito no Médio Oriente

A McDonald’s alcança lucros de 8,47 mil milhões de dólares em 2023

A McDonald’s registou lucros de 8,47 mil milhões de dólares (7,85 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) em 2023, o que representa um aumento de 37% em relação ao ano anterior. Os resultados operacionais também apresentaram um crescimento de 24%, atingindo 11,65 mil milhões de dólares (10,8 mil milhões de euros).

Quarto trimestre com aumento de lucros e receita líquida

No quarto trimestre, os lucros da McDonald’s ascenderam a 2,04 mil milhões de dólares (1,90 mil milhões de euros), representando um aumento de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita líquida alcançou 6,41 mil milhões de dólares (5,96 mil milhões de euros).

Impacto da situação de guerra no Médio Oriente

As vendas da McDonald’s registaram um aumento de 3,4%, abaixo das estimativas de 4,7% da StreetAccount. Esta situação deve-se à queda dos números da cadeia de restaurantes no Médio Oriente, devido ao conflito entre Israel e o Hamas.

MAIS:  Universidade de Loughborough desenvolve tecnologia de mapeamento de colisões para identificar áreas de alto risco

Protestos contra a McDonald’s

A empresa tem enfrentado uma série de protestos relacionados à alegação de que tem uma posição pró-Israel no conflito do Médio Oriente. A McDonald’s reitera que espera que haja um impacto negativo contínuo nas vendas globais e receitas enquanto a guerra persistir.

Resultados em queda na China e Índia

Além do Médio Oriente, a McDonald’s também enfrenta resultados em queda na China, o segundo maior mercado da cadeia a nível global, e na Índia, onde ocorreu um recuo nos números pela primeira vez desde 2020.