Confi ança dos empresários cai na Alemanha devido à fragilidade econômica

A CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS CAIU NA ALEMANHA EM DEZEMBRO

O índice de confiança das empresas na Alemanha caiu em dezembro para 86,4 pontos, contra 87,3 em novembro. As empresas mostram-se menos satisfeitas com a sua atividade atual e estão mais céticas em relação ao primeiro semestre de 2024, refere o Instituto de Investigação Económica (Ifo).

SETOR DA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA

No setor da indústria transformadora, a confiança das empresas caiu “acentuadamente”, sendo que as empresas avaliam a sua situação atual de forma mais negativa, enquanto o pessimismo em termos de expectativas aumentou, particularmente nas indústrias de energia intensiva. A carteira de encomendas deste setor continua a contrair-se, em termos globais, adianta o instituto alemão.

SETOR DOS SERVIÇOS

No setor dos serviços, a confiança das empresas melhorou ligeiramente, tanto em relação à situação atual como em relação ao futuro. Em particular, o setor da hotelaria e da restauração registou uma melhoria.

SETOR DO COMÉRCIO

O comércio sofreu um “revés” e as empresas estão mais pessimistas em relação à situação atual e as suas previsões são nebulosas.

MAIS:  Falta de transparência na informação sobre o impacto do PRR

SETOR DA CONSTRUÇÃO

No setor da construção, a confiança das empresas caiu para o nível mais baixo desde setembro de 2005, sendo que uma em cada duas empresas prevê um agravamento nos próximos meses.