Mulheres e tendências demográficas: as preocupações do Fundo da População das Nações Unidas

Um país que se foca nos números não está preocupado com as pessoas

A diretora do Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA) em Londres, Mónica Ferro, defendeu esta terça-feira que um país que se foca nos números não está preocupado com as pessoas.

Forbes Annual Summit 2023: Empower the Future

O Forbes Annual Summit 2023: Empower the Future é um evento que reúne decisores políticos, empresários e académicos para debater o papel da inovação para um futuro mais justo e sustentável. O tema deste ano é “Um mundo em mudança acelerada”.

Mudanças no mundo

Mónica Ferro referiu que o mundo está em constante mudança acelerada e questionou o que as pessoas que participaram em conferências nos anos 90 pensariam sobre o mundo de hoje. Ela ressaltou a importância das Nações Unidas como referencial de estabilidade.

Desafios demográficos

A diretora enfatizou que em 2024 haverá 60 processos eleitorais, incluindo na Índia, EUA e União Europeia, com dois bilhões de pessoas a votar. Nestas eleições, as políticas demográficas e os direitos humanos estarão em jogo. Ela alertou para a possibilidade de geração de mitos e violação de direitos humanos. Apesar de a população já não estar a crescer, estima-se que cheguemos a 10 bilhões de pessoas em 2050.

MAIS:  WTW Portugal cria nova área de risco financeiro

Preparar o país para as tendências demográficas

Mónica Ferro realçou a importância dos países conhecerem as tendências demográficas da sua população e se prepararem para isso. Ela alertou que quando os países estão focados nos números, a prioridade não são as pessoas e, muitas vezes, isso afeta especialmente as mulheres.