85% dos portugueses preferem fazer compras de Natal em lojas físicas, revela estudo

O Natal está a chegar e os portugueses preferem fazer compras em lojas físicas

Um estudo realizado pelo Observador Cetelem revelou que 85% dos portugueses planeiam fazer compras de Natal em lojas físicas. Apesar da crescente popularidade das compras online, a tradição de comprar pessoalmente ainda é a preferência da maioria dos consumidores.

Mais de metade dos inquiridos tencionam fazer compras online

No entanto, o estudo também revelou que 53% dos inquiridos pretendem fazer compras através da internet. Essa percentagem é consistente com os resultados do ano passado, indicando que o número de pessoas que opta por compras online tem se mantido estável ao longo do tempo.

As preferências dos consumidores nas compras online

Entre aqueles que planeiam fazer compras online, os inquiridos indicaram que preferem utilizar marketplaces nacionais (63%). Além disso, 52% dos inquiridos optam por marketplaces internacionais, enquanto outros 58% preferem comprar em sites de marcas específicas.

O valor gasto em compras online tem vindo a diminuir

Segundo o estudo do Observador Cetelem, o valor médio gasto em compras online tem vindo a diminuir desde 2021. Naquela altura, estimava-se um gasto médio de cerca de 299 euros. No ano passado, esse valor desceu para 239 euros, e para 2023, prevê-se que não ultrapasse os 127 euros. Mais de metade das pessoas (54%) afirmam que planeiam poupar em relação ao ano anterior.

MAIS:  50 entidades estão interessadas no leilão eólico offshore