Agência de notação financeira Moody’s emite “outlook” negativo para o setor bancário devido a menor crescimento do PIB e riscos para os ativos

A agência de notação financeira Moody’s emite “outlook” negativo para o setor bancário em 2024

A agência de notação financeira Moody’s emitiu um “outlook” negativo para o setor bancário em 2024. Isso ocorre devido à deterioração do ambiente operacional, ao aumento dos empréstimos em incumprimento e ao impacto da guerra em Israel. As perspectivas para os bancos globais no próximo ano são negativas devido às políticas monetárias restritivas dos bancos centrais, que resultaram em um menor crescimento do PIB.

Redução da liquidez e da capacidade de reembolso aumentarão os riscos para os ativos

A redução da liquidez e da capacidade de reembolso irá reduzir a qualidade dos empréstimos, conduzindo a maiores riscos para os ativos. A rentabilidade provavelmente diminuirá devido aos custos de financiamento mais elevados, ao menor crescimento do crédito e à acumulação de reservas.

O financiamento e a liquidez serão desafios, mas a capitalização permanecerá estável

O financiamento e a liquidez colocarão desafios, mas a capitalização permanecerá estável, beneficiando da geração orgânica de capital e do crescimento moderado dos empréstimos, e à medida que alguns dos maiores bancos dos EUA acumulam capital.

MAIS:  Pedro Sánchez será reconduzido como primeiro-ministro de Espanha

Outros fatores que sustentam o pessimismo da Moody’s

A Moody’s aponta vários fatores chave para o outlook negativo, incluindo a deterioração do ambiente operacional sob políticas monetárias restritivas, o crescimento econômico mais lento da China e os riscos decorrentes da exposição ao setor imobiliário comercial nos EUA, Europa e Ásia-Pacífico.

Tendências na banca da Europa Ocidental

Na banca da Europa Ocidental, a Moody’s prevê que o crédito aos particulares e às empresas continue a diminuir, refletindo uma política de concessão de crédito mais restritiva e uma fraca procura de empréstimos. A performance da carteira de crédito enfraquecerá moderadamente.

Rentabilidade estabilizará após melhoria significativa

Após uma melhoria significativa, a rentabilidade estabilizará. As almofadas de capital permanecerão amplas, sendo os bancos europeus os que têm os rácios de capitalização ponderada pelo risco mais altos.

Perspetiva global negativa para o setor bancário nos próximos 12 meses

A perspetiva negativa reflecte a opinião da Moody’s sobre os fundamentos do crédito no setor bancário mundial nos próximos 12 meses. A agência também considera que o aumento do desemprego e a baixa confiança dos consumidores podem causar problemas no crédito nas economias desenvolvidas, como Canadá e Reino Unido. Nos Estados Unidos, espera-se um abrandamento na concessão de crédito, embora sem perdas pronunciadas.

MAIS:  Novo governo de Espanha enfatiza a economia e introduz mudanças nas vice-presidências