Banco BPI implementa reserva de capital para risco sistémico no mercado imobiliário residencial em Portugal

H3>O Banco BPI informa implementação de reserva de capital para risco sistémico no mercado imobiliário residencial em Portugal

O Banco BPI informou o mercado que foi notificado pelo Banco de Portugal sobre a implementação de uma reserva de capital para risco sistémico no mercado imobiliário residencial em Portugal. Esta medida tem como objetivo aumentar os requisitos de fundos próprios em 78 pontos base.

Banco BPI cumpre os requisitos mínimos de capital e apresenta buffer MDA de 470 pontos base

O Banco BPI garante que cumpre por margem significativa os requisitos mínimos de capital e, após a implementação desta medida, apresenta um buffer MDA de 470 pontos base em setembro de 2023. Isso significa que a instituição terá uma folga de capital sem limitações à distribuição de resultados.

Reserva de capital deve ser cumprida com fundos próprios principais nível 1

A medida de reserva de capital deve ser cumprida com fundos próprios principais nível 1 (CET1) a partir de 1 de outubro de 2024. Além disso, esta reserva será revista, pelo menos, de dois em dois anos.

MAIS:  Os cidadãos vão começar a deduzir 30% do IVA das faturas de ginásio no seu IRS

Reserva de capital corresponderá a 4% do montante das posições ponderadas pelo risco

A reserva de capital aplicável ao Banco BPI corresponderá a 4% do montante das posições ponderadas pelo risco da carteira de crédito a particulares garantidas por imóveis destinados à habitação em Portugal.