Preços da produção industrial em Portugal registam queda homóloga de 5%, segundo o INE

Preços da produção industrial registam uma descida homóloga de 5% em outubro

Os preços da produção industrial em Portugal tiveram uma queda homóloga de 5% em outubro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em relação ao mês anterior, houve uma leve diminuição de 0,2 pontos percentuais.

Agrupamentos de Energia e Bens Intermédios apresentam variações negativas

Os agrupamentos de Energia e Bens Intermédios contribuíram para essa queda, com variações negativas de -14,8% e -6,0%, respectivamente. No mês anterior, essas variações foram de -15,6% e 6,5%. Se excluirmos o agrupamento de Energia, a variação homóloga fixou-se em -1,9%.

Indústrias Transformadoras registam uma taxa de variação de -4,1%

As Indústrias Transformadoras registaram uma taxa de variação de -4,1%, contribuindo com -3,7 pontos percentuais para a variação do índice total. Em setembro, essa taxa foi de -4,5%.

Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio registam uma diminuição de 15,9%

No setor de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio, houve uma diminuição de 15,9%, contribuindo com -1,3 pontos percentuais. No mês anterior, essa diminuição foi de 14,4%.

MAIS:  Presidente do BCE espera análise do comité de ética sobre a conduta do governador do Banco de Portugal

Energia foi o único setor com contributo negativo em termos mensais

Em termos mensais, a Energia foi responsável pelo único contributo negativo, com -0,4 pontos percentuais, devido a uma diminuição de 1,9%. Sem considerar este setor, a variação mensal situou-se em 0,3%.