Black Friday em Portugal: comportamento dos consumidores e preferências de compras

A Black Friday está cada vez mais próxima

A famosa Black Friday está cada vez mais próxima, agendada para o dia 24 de novembro, em que muitas marcas fazem grandes descontos. Naquele dia, quase sete em cada dez portugueses (69%) vai acredita que vai fazer compras, de acordo com Klarna.

Inquérito sobre o comportamento dos consumidores

Aquela rede de pagamentos, que também tem um serviço de assistência de compras baseado em IA, realizou um inquérito com a contribuição mais de 15 mil consumidores de 15 países, incluindo Portugal. O objetivo passou por avaliar os comportamentos dos consumidores neste sentido.

Portugueses com noção dos preços

Das respostas recolhidas, foi possível perceber que 42% dos portugueses terá uma ideia justa ou precisa dos preços. São quase metade (47%) os que revelam que só estão dispostos a pagar aquilo que puderem pagar. Em simultâneo, 62% dos homens e 52% das mulheres estão a esperar pela Black Friday para efetuar compras de valor mais elevado.

MAIS:  DHL Express nomeia novo diretor executivo para a Europa

Preferências de compras na Black Friday

Entre as categorias no topo das preferências de compras na Black Friday, a roupa e o calçado dominam (54%), seguida pela eletrónica (50%). Mais atrás surge o entretenimento (23%) e produtos para crianças (22%).

Compras para a época festiva do Natal

A somar a isto, são muitos os portugueses que querem fazer compras para a época festiva do Natal. Entre os gastos correspondentes às festividades, dominam os presentes (43%) e as refeições (41%). Sobressaem os presentes “budget-friendly” (69%), assim como os objetivo de reduzir gastos em objetos não essenciais (61%) e de planear o menu de festas de forma a evitar o desperdício alimentar (43%).

Black Friday está cada vez mais próxima em Portugal. Pesquisa revela que quase 7 em cada 10 portugueses acredita que vai fazer compras na Black Friday. Inquérito analisou os comportamentos dos consumidores e suas preferências de compras. 42% dos portugueses têm noção dos preços. No topo das preferências de compras estão a roupa, o calçado e a eletrónica. Muitos portugueses também planejam comprar presentes e refeições para a época festiva do Natal.

MAIS:  Falta de transparência na informação sobre o impacto do PRR