Marco Galinha deixa de exercer o cargo de presidente da Comissão Executiva da Global Media

O Grupo BEL anunciou nesta quarta-feira que Marco Galinha, fundador e CEO do grupo português, deixou o cargo de presidente da Comissão Executiva do Global Media Group (GMG), que ocupava desde o início de 2021.

A saída de Galinha da administração executiva do GMG ocorre após a venda da maior parte do capital da empresa subsidiária Páginas Civilizadas, Lda, pertencente ao Grupo Bel.

Segundo comunicado de imprensa do grupo, o Grupo BEL vendeu a maioria do capital da Páginas Civilizadas, Lda., que detinha participação majoritária na Global Notícias – Media Group, S.A. Com essa operação, a gestão do Global Media Group será assumida por uma nova administração executiva.

No mesmo comunicado, o Grupo Bel comenta sobre o plano de reestruturação implementado desde sua entrada no GMG e seu investimento no setor de comunicação social.

O grupo destaca que, ao adquirir sua participação no Global Media Group, encontrou a empresa em uma situação difícil, agravada pelo contexto da pandemia. Durante a administração liderada por Marco Galinha, o plano de reestruturação implementado permitiu revitalizar uma das maiores referências do jornalismo nacional, aproveitando os recursos das empresas.

MAIS:  Biden restringe acesso da China a chips da Nvidia e amplia restrições a mais países

Além disso, o Grupo BEL destaca seu envolvimento no setor de comunicação social, através da participação no Jornal Económico e posteriormente no Global Media Group. Essas experiências em projetos de referência e qualidade na comunicação social contribuíram para o fortalecimento dessa área.

O grupo empresarial destaca que seu foco atual deve ser direcionado para outros projetos relevantes, concentrando-se na consolidação e crescimento sustentável do grupo.

Em julho, o Jornal Económico informou que o Grupo Bel aumentou sua participação na Global Media através de um aumento de capital de 1,5 milhões de euros, passando a deter 50,2% da empresa, que é proprietária de marcas como “JN”, “DN” e TSF.

Marco Galinha ocupava o cargo de presidente do conselho de administração da Global Media desde fevereiro de 2021.