EUA pedem explicações à China sobre práticas econômicas injustas em reunião com vice-primeiro-ministro

Os EUA pedem explicações à China sobre “práticas económicas injustas”

Os EUA anunciaram que irão solicitar explicações à China sobre “práticas econômicas injustas”. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, terá uma reunião com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, em São Francisco.

Visita do vice-primeiro-ministro chinês confirmada

A visita de He Lifeng a São Francisco foi confirmada para os dias 09 e 10. A reunião ocorrerá em meio a uma intensificação da diplomacia entre os EUA e a República Popular da China, com o objetivo de estabilizar ainda mais a economia bilateral.

Discussão sobre práticas econômicas injustas da China

Janet Yellen explicou em um artigo no jornal Washington Post que discutirá com He Lifeng suas “sérias preocupações sobre as práticas econômicas injustas de Pequim”, incluindo o uso generalizado de instrumentos não comerciais.

Reuniões antes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC)

A reunião entre Janet Yellen e He Lifeng acontecerá poucos dias antes do APEC, no qual Yellen será a anfitriã da reunião de ministros das Finanças. Também está prevista uma reunião entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping.

MAIS:  Secretário-geral da E-Commerce afirma que Parlamento Europeu não está a ouvir as empresas

Defendendo a estratégia de relacionamento EUA-China

Janet Yellen participará da reunião com o objetivo de defender os pilares da estratégia de relacionamento dos EUA com a China, que enfatiza a necessidade de uma “concorrência econômica saudável que beneficie ambas as partes”. Os EUA estão comprometidos em cooperar com a China em desafios globais, como as mudanças climáticas.

Reunião confirmada e editorial conciliatório

A visita de He Lifeng foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da China. O Diário do Povo, que representa o Partido Comunista da China, publicou um editorial expressando o desejo de que as relações entre Washington e Pequim sejam estabilizadas e melhoradas.

Encontro entre líderes dos EUA e da China

No dia 27, o presidente Joe Biden recebeu de surpresa o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na Casa Branca, marcando o encontro de mais alto nível entre autoridades dos EUA e chinesas no último ano. Biden e Xi Jinping se reuniram pela última vez em novembro do ano passado durante a cúpula do G20.

MAIS:  Governo alemão garante 7,5 mil milhões de euros para ajudar Siemens Energy