“Verificar o conteúdo que chega é uma das tarefas mais difíceis das redações modernas” – Nuno Santos

Diretor de informação da tvi e diretor da cnn portugal fala sobre verificação de conteúdo

O diretor de informação da TVI e diretor da CNN Portugal, Nuno Santos, afirmou hoje que a tarefa de verificação dos muitos conteúdos que chegam às redações, sobretudo imagens e vídeos, “é uma das mais difíceis tarefas” de uma redação nos tempos modernos. E, perante este fenómeno, aconselhou “calma” para pensar, porque “a quebra de confiança com um telespectador é mais prejudicial do que [verificar primeiro e] dar a notícia 10 minutos depois”.

Processo de verificação de conteúdos

Nuno Santos explicou que a verificação de conteúdos é uma tarefa complexa, especialmente devido à quantidade de imagens que chegam às redações. Esta dificuldade é agravada pelo crescimento da Inteligência Artificial, que potencia a produção e distribuição de conteúdos falsos.

Erros nas redações

O diretor de informação da TVI reconheceu que existem erros nas redações, principalmente nas operações que acontecem sob grande pressão. Ele ressalta que é preciso ter calma ao divulgar informações, pois uma notícia falsa ou um erro grave pode causar uma quebra de confiança com o público.

MAIS:  Atrasos na recolha da banana na Madeira geram críticas e exigências de demissão da direção da GESBA

Crescimento enorme de conteúdos

Nuno Santos mencionou que atualmente há um enorme crescimento na produção e consumo de conteúdos, incluindo séries, filmes, documentários e informação. Esse aumento de conteúdo cria ainda mais pressão para as empresas que atuam nesses setores.

Transformação do setor de informação

O diretor relembrou como o setor de informação passou por uma rápida transformação nos últimos anos. Ele destacou que, quando começou a trabalhar em uma redação, não havia computadores nem telemóveis, e que agora as equipes de televisão podem transmitir ao vivo de qualquer lugar do mundo. Essa evolução tecnológica ocorreu em um curto período de tempo.