Centros Comerciais asseguram 500 mil empregos em Portugal

O SETOR DOS CENTROS COMERCIAIS EM PORTUGAL EMPREGA CERCA DE 500 MIL PESSOAS

De acordo com a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), o setor dos centros comerciais em Portugal emprega atualmente cerca de 500 mil pessoas. Essa informação foi divulgada durante o congresso anual da APCC.

APCC SUMMIT REÚNE OS MAIORES REPRESENTANTES DO SETOR

O APCC Summit é um evento que reúne os principais representantes do setor dos centros comerciais em Portugal. O tema deste ano é “NextGen Retail Ecosystem” e durante o evento são discutidos os principais desafios, tendências e oportunidades do ecossistema de retalho organizado.

CENTROS COMERCIAIS CONTRIBUEM PARA A SUSTENTABILIDADE

A APCC divulgou um pacto para a sustentabilidade que mobiliza os centros comerciais em Portugal. O setor tem um impacto socioeconômico significativo, contribuindo com 6,4% da receita do IVA no país.

CRESCIMENTO NO VOLUME DE NEGÓCIOS DOS CENTROS COMERCIAIS

Segundo o estudo mais recente sobre o setor do retalho organizado em Portugal, o volume de negócios dos centros comerciais atingiu 9770 milhões de euros no ano passado, representando um aumento de 8,4% em relação a 2019.

MAIS:  Manifestação em Lisboa apela ao fim do massacre do povo palestiniano

AUMENTO DO TRÁFEGO NOS CENTROS COMERCIAIS

As visitas aos centros comerciais têm vindo a aumentar, com previsão de alcançar números próximos aos registados antes da pandemia de Covid-19. Em 2019, tanto o volume de negócios como o número de visitas atingiram valores recorde.

FATURAÇÃO COM CARTÃO NAS LOJAS DOS CENTROS COMERCIAIS

Um estudo realizado pela REDUNIQ Insight para a APCC revelou que a faturação com cartão nas lojas dos centros comerciais cresceu quase 11% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, 39% das compras nas lojas dos centros comerciais foram realizadas fora do horário de trabalho durante a semana.

VENDAS A TURISTAS REPRESENTAM 11% DA FATURAÇÃO

Atualmente, as vendas a turistas nas lojas dos centros comerciais representam 11% da faturação do setor, de acordo com a APCC.