CGD lidera reclamações à banca. Aumento de 35% no setor em comparação a dezembro

Aumento das reclamações contra o setor bancário em Portugal

De janeiro a outubro deste ano, os consumidores apresentaram no Portal da Queixa perto de seis mil reclamações dirigidas ao setor bancário, um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2022.

Problemas relacionados com o crédito à habitação e dificuldades no contato com os bancos

Os problemas relacionados com o crédito à habitação e as dificuldades no contato com as entidades bancárias somam 37% das ocorrências contra a banca.

Principais motivos de reclamação

Entre os principais motivos de reclamação estão falhas no apoio ao cliente e dificuldades em comunicar com a entidade bancária através dos canais disponíveis.

Problemas com o crédito à habitação

Problemas com o crédito à habitação, como a revisão, renegociação ou amortização, estão na origem de 18% das reclamações recebidas contra a banca, um aumento de 86% em relação ao ano passado.

Problemas com reembolso e aplicativos bancários

Problemas com o reembolso de valores cobrados indevidamente e com a aplicação dos bancos (app e internet banking) também geram reclamações, representando 15% e 14% das queixas, respectivamente.

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Contas/cartão de crédito bloqueados

Contas ou cartões de crédito bloqueados são responsáveis por 6% das reclamações, com os clientes reportando dificuldades em utilizar esses serviços devido ao bloqueio imposto pelo banco.

Insatisfação dos consumidores em crescimento

A insatisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados pelos bancos tem vindo a crescer em um momento desafiante para o setor bancário, devido à inflação e ao aumento das taxas de juros.

Caixa Geral de Depósitos lidera no volume de queixas

A Caixa Geral de Depósitos lidera o ranking de reclamações recebidas, com 26%, seguida pelo ActivoBank (15%), Millennium BCP (11%), Santander (9%) e Banco de Portugal (7%).

Melhores níveis de reputação

Em relação ao Índice de Satisfação (IS), o ActivoBank é o banco com melhor desempenho, seguido pela Caixa Geral de Depósitos e Millennium BCP. O Novobanco e o Santander apresentam baixos indicadores de satisfação.

Dificuldades nas prestações de empréstimos para habitação

O mês de outubro trará mais dificuldades às famílias com empréstimos para habitação, devido ao aumento das taxas de juros na Europa decididas pelo Banco Central Europeu.

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Portal da Queixa

O Portal da Queixa é uma plataforma de comunicação entre consumidores e marcas, criada em 2009.